Mieloma Múltiplo


O mieloma múltiplo é uma doença de adultos e corresponde à cerca de 1% de todos os tipos de câncer. Ao diagnóstico, os pacientes geralmente apresentam anemia e se queixam de dor óssea intensa, resultante da fragilidade óssea e fraturas patológicas que caracterizam essa doença (ver figura).

 

 

A célula responsável pela doença é o plasmócito, cuja principal função é a produção de anticorpos. Um dos principais exames para o diagnóstico da doença é a eletroforese de proteínas, que detecta a presença de grande quantidade de anticorpos secretados pelas células da doença. Além desse exame, são também importantes para confirmar o diagnóstico: hemograma, mielograma, exames de imagem, citogenética, função renal, entre outros.

 


O mieloma múltiplo é uma doença incurável até o momento. Atualmente, o melhor tratamento é o transplante de medula óssea autogênico, indicado para pacientes até 70 anos de idade em condições de suportar o tratamento. Para os demais pacientes, o tratamento geralmente consiste na utilização de quimioterapia associada a corticóides e drogas imunomoduladoras (como a talidomida), além do uso de medicações que impedem o desgate ósseo.


Instituto Naoum de Hematologia
Rua Bonfá Natale, 1860
Bairro Santos Dumont
CEP: 15020-130
São José do Rio Preto - SP
Instituto Naoum de Hematologia © 2012 - Todos os direitos reservados