A anemia megaloblástica é causada pela deficiência isolada ou combinada de vitamina B12 e ácido fólico. Esses elementos são necessários para que ocorra a divisão celular, que é fundamental no processo de produção e maturação dos glóbulos vermelhos. Quando uma pessoa tem deficiência de vitamina B12 ou de ácido fólico, as células precursoras dos glóbulos vermelhos aumentam de tamanho (daí o nome anemia “megaloblástica”), mas não entram em divisão.
O resultado é a baixa produção de glóbulos vermelhos maduros com conseqüente anemia.Entre as principais causas de anemia megaloblástica, destacam-se a anemia perniciosa secundária à gastrite atrófica, desnutrição, gestação e prematuridade, entre outras.
O diagnóstico dessa anemia pode ser confirmado pela realização de mielograma (aspiração da medula óssea) ou por dosagens de vitamina B12 e de ácido fólico no sangue.
O tratamento é simples e consiste na reposição de vitamina B12 e/ou ácido fólico, além da investigação e tratamento da causa da deficiência desses elementos.